Textualidade

O texto é uma unidade de linguagem em uso. Unidade semântica que constitui um todo significativo, unidade formal com características que lhe dão coesão e unidade sociocomunicativa do uso da linguagem.
Fatores de textualidade: Coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade

Coerência e Coesão na prática


Para trabalhar elementos de coerência e coesão com nossos alunos, as instrutoras Tamar e Luzia sugeriram a seguinte atividade: Os alunos recebem gravuras diversas, com as quais deverão produzir um texto oral/escrito, relacionando todas as imagens.
Ao lado um texto produzido por um grupo de alunos que recebeu as seguintes imagens: cachorro, mulher lendo, máquina digital, personagens do Cocoricó e prato de sopa

Histórias em quadrinhos




No fáscículo 7, a autora apresenta atividades em que as histórias em quadrinhos permitem trabalhar o diálogo linguístico e a produção da linguagem.

Num primeiro momento lemos histórias da turma da Mônica que estavam disponíveis na biblioteca da escola, em seguida estudamos os padrões dos quadrinhos (balões, sons). A próxima atividade foi completar os balões de acordo com as situações apresentadas. Na sequência analisamos uma história em quadrinhos do Chico Bento, na qual a linguagem falada foi a temática, e finalmente os alunos produziram suas próprias histórias em quadrinhos. O trabalho foi extremamente enriquecedor, eles conseguiram perceber estruturas linguísticas, traços de humor, ironias, expressões dos personagens, além de características próprias dos quadrinhos trabalhados.

Os passos da pesquisa linguística

A pesquisa linguística aplicada a sala de aula passa pelas seguintes etapas:

1° passo: Abordagem tradicional do fenômeno - deverá ser abordada em momentos de revisão, crítica, reformulação ou nova investigação do fato. O professor deve utilizar mais de uma fonte, para demonstrar que não existe unanimidade entre os gramáticos quanto ao certo e o errado.

2° passo: Será a investigação do fenômeno numa perpectiva histórica.

3° passo: Estudo da língua viva.

4° passo: Teorização/explicação (hipóteses)

5° passo: Criticar e reformular a abordagem tradicional.

Percepção

Veja se Consegue achar a cabeça do homem entre os grãos de café!