Desmundo

Na aula asssitimos ao Filme brasileiro "Desmundo", com o objetivo de percebecemos que a língua falada em 1500 é muito diferente da língua de hoje.
A normatização da estrutura linguística se tornou uma necessidade da elite brasileira, que somente através da linguagem escrita estabelecida como padrão (correta), seria capaz de exercer a sua autoridade, o seu poder de dominante.
E a escola assume essa língua carregada de interesses políticos, econômicos, religiosos... e acaba sendo um instrumento de exclusão das classes menos favorecidas, que enxergam a sua língua como errada, marginalizada, própria de quem não tem conhecimento.

Palestra de Lucilia Garcez



A aula do dia 04 de setembro, foi uma palestra da professora e escritora Lucilia Garcez, no stand da Editora Arco-íris, durante a Feira do Livro.

A importância do papel do professor na formação de bons leitores foi o tema principal. Oferecer contato contínuo com a leitura imaginando que a criança não tem um convívio familiar adequado com a literatura; valorizar a leitura relacionando-a a momentos de prazer, são algumas "dicas"da professora Lucilia Garcez.


Conheça um pouco mais sobre Lucilia Garcez

Feira do Livro 2008


Tive a oportunidade de visitar a Feira do Livro, com três de minhas alunas. Foi uma experiência muito gratificante, ver aqueles olhinhos brilhando, diante de um mundo de fantasia e imaginação!!!