Gêneros textuais em sala de aula

O trabalho com gêneros textuais aproxima a sala de aula, da vida dos alunos...
As nossas experiências, tudo que temos aprendido no curso, me fez olhar diferente para a minha prática pedagógica. Semana passada como "diversão para casa" fiz a seguinte proposta: Os meus alunos deveriam elaborar uma lista dos produtos que estavam faltando em sua casa, como se fossem a um supermercado, e perguntar a seus pais a preço médio gasto com compras durante o mês. Fiquei muito surpresa com o resultado, pois todos fizeram a atividade e alguns foram além, me trazendo por exemplo, o preço dos produtos listados. A partir dessa atividade além de integrar o assunto com outras disciplinas que estamos estudando, (matemática: divisão, média, fração / ciências: alimentos saudáveis / entre outras) graças ao interesse da turma estou propondo novos textos como por exemplo: "Dicas na hora de ir ao supermercado".
Já estou planejando atividades para o trabalho com bulas de remédios...

Um comentário:

Professora Tamar Rabelo disse...

Isso é ótimo, depois você coloque um texto de algum aluno como exemplo... Esse resultado é importante, serve de exemplo para outros professores. Acho que devemos socializar as coisas boas, as que dão certo. Somente os nossos alunos saem ganhando com isso. Bj, Tamar